Danilo Coppini

Quimbanda Brasileira

Danilo é autor de 9 livros e tem mais de 30 anos de estudos e práticas em diversas áreas do Ocultismo. Atualmente, é o autor nacional e internacional que mais possui obras abordando o tema da Quimbanda.

Dirigente do templo de Quimbanda Casa de Pantera Negra, fundado desde 2010 por ele e sua esposa Priscila Coppini, seu templo foi fundamentado originalmente nos pilares da A.V.J (legado do Mestre Ijslavji/Tata Idelfonso) e desenvolvido através de muito estudo e prática. O Templo professa somente a Quimbanda Brasileira, não tendo relação direta com outras vias espirituais afro-brasileiras. Em 2012 fizeram as primeiras publicações na internet através de um site básico e pela rede social Facebook, todavia, antes dessa exposição se dedicaram muito para forjar uma engrenagem capaz de responder temas teóricos e práticos sobre um caminho espiritual marginal: a Quimbanda. Viajaram pelo Brasil buscando todo tipo de informação ou fagulha que complementasse seus estudos e ajudassem-vos sanar suas próprias lacunas pessoais. Conforme iam recebendo as informações, as agregavam e trabalhavam até que pudessem somar ao legado de forma harmoniosa. De acordo com eles, foi um exercício longo, caro, complexo e nem sempre produtivo. Quando se sentiam seguros o suficiente, montaram o primeiro site do Templo de Quimbanda Maioral Beelzebuth e Exu Pantera Negra – L.T.J 49. Milhares de pessoas (algumas centenas de quimbandeiros/as) acessaram e o resultado foi incrível; muito melhor do que esperavam. O jargão: “Quimbanda é para quimbandeiros”, nasceu nesse exato momento, afinal, tudo que é escrito e vivido originalmente (e se torna funcional para todos) dentro desse caminho deveria (em tese) servir de apoio para outros irmãos e irmãs que eventualmente sentiam falta de material fundamentado que abordasse a religião.

O resultado de todo esse esforço foram inspiração para a produção de seu primeiro e grande livro sobre o assunto: “Quimbanda – O Culto da Chama Vermelha e Preta” (2013/2014), lançado originalmente pela Editora Capelobo (que eles mesmos criaram). De forma sequencial, lançaram: Quimbanda – Fundamentos e Práticas Volumes I e II e o Práticas de Quimbanda. Como curiosidade, foram mais de 1300 páginas publicadas sobre o assunto e, se forem agregar os ensaios em redes sociais, aumentarão consideravelmente esse volume. Publicaram os livros em língua inglesa e participaram de publicações, ensaios e entrevistas em diversos países. Em uma pesquisa rápida na internet todos são capazes de achar esses referenciais.

Danilo tem uma forma própria de desenvolver o Culto de Exu e Pombagira. Respeita os ensinamentos Tradicionais, entretanto, agrega em suas teorias e práticas novas formas de manipulação física, psíquica e energética. Essa busca pela Verdade, sob seu entendimento, é similar ao ato de lapidar uma pedra preciosa em busca do brilho e da forma perfeita. Quando prontos, fundimos essa pedra nas jias portadas por nossos ancestrais, porém, até concluirmos o caminho devemos compreender a natureza da pedra que estamos trabalhando e aplicarmos a força (energia) correta para que a lapidação desperte todo potencial oculto e permita que novas energias possam ser canalizadas. Figurativamente, a pedra é nosso corpo astral e o brilho emanado é nosso próprio espírito, Portador da Luz Eterna.